Um dos pontos mais importantes de um roteiro é a capacidade dos personagens em envolver o espectador. Quando as motivações, conflitos e soluções do personagem são fracos, o filme perde força e torna a história banal. Em Hollywood é bem comum roteiros não críveis e personagens superficiais. Talvez porque é mais fácil oferecer argumentos fracos e personagens clichês para uma platéia que não está pagando o bilhete para pensar.
Outro aspecto importante na hora de analisar um filme é a forma como o roteiro se desenvolve. Quando se trata de temas pesados o cuidado ao desenvolver as cenas e os diálogos deve ser redobrado! Um excelente exemplo está no filme "Running with Scissors" do diretor Ryan Murphy. O roteiro trata de adoção, drogas e doença - assuntos complicados de representar. Mas o resultado, na minha opinião, foi um filme incrivelmente bem desenvolvido com diálogos ricos, cenas tocantes e personagens complexos. Abaixo, uma cena que demonstra o talento do roteirista e dos atores, além da maturidade do diretor! Quem ainda não assistiu, deve alugar já!
Nunca foi tão difícil encontrar bons roteiristas! Atualmente, com essa geração vazia e fã de gibis e vampiros inundando os cinemas, quem espera algo desafiador fica chupando o dedo (e por muito tempo).
ResponderExcluirCultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com