28/05/2010

Novo Neo-Realismo?

A Segunda Guerra mundial deixou um rastro de tristeza e pobreza na Europa. Muitas famílias perderam bens materiais, pessoas queridas e a esperança de ter a vida normalizada. Nesta época, o cinema estagnou frente aos imensos gastos com armamento e a destruição generalizada. Quem pensaria em arte quando não se tinha o básico para viver?

Pois foi nesse cenário sombrio que surgiu um dos movimentos culturais mais influentes da história: O Neo Realismo Italiano.

A restrição de orçamento, a falta de pessoal e de infra estrutura fez com que importantes cineastas buscassem uma saída para seus filmes. O foco também foi alterado: era preciso mostrar a realidade e não mais cobrir a película de ideais moralistas.

Luchino Visconti, Vittorio De Sica e Roberto Rosselini são alguns dos brilhantes diretores que utilizaram a criatividade para revolucionar o cinema. Obras como "Roma, cidade aberta", “Ossessione" e " O Ladrão de bicicletas" foram alguns dos expoentes desse movimento. Com a falta de estúdios, os filmes ganharam as ruas e a fotografia era basicamente feita com a luz natural. Além disso crescia a presença de não-atores nas telas.

Sessenta anos depois, em Cannes, um filme uruguaio é prestigiado. "La casa muda" reconstitui os últimos 74 minutos da vida de duas pessoas que foram encontradas mortas em uma casa de campo em 1940.

Poderia ser mais um filme de terror feito aos moldes de Hollywood. Mas não havia dinheiro nem infra-estrutura para realizar o filme dessa forma - apenas 6 mil dólares e não mais que 15 pessoas na equipe. A iluminação utilizada foi praticamente natural (gozando apenas de "duas lanternas e um "foquinho" em cada quarto").

Para gravar, Gustavo Hernández (diretor) emprestou uma câmera fotográfica digital (Cannon 5D) que lhe permitiu ter maior mobilidade para posicionar a lente em lugares não usuais. Além de retratar o tempo da história em tempo real, o diretor também optou por rodar o filme inteiro em uma só tomada.

Depois de dois meses, esse pequeno projeto de quatro dias tomou proporções gigantes. O experimento, resultado das restrições técnicas, foi selecionado para o Festival de Cannes. Uma prova que o importante é a criatividade e boa execução de uma idéia!


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário