22/06/2010

Interview Project

David Lynch. Muitos o chamam de esquisito, outros de gênio. Pra mim, um incrível diretor com total controle sob a sua arte. Por mais estranho que possa parecer, seus filmes contam sonhos, escancaram anomalias e muitas vezes beiram o bizarro. Mas a verdade é que os sonhos são estranhos, e as anomalias, bizarras!

Ok, ok, mas este post não é para falar exatamente do autor, e sim sobre uma de suas obras: Interview Project.

Criado para contar histórias de gente comum, o "Projeto Entrevista" é uma viagem pelas cidades dos EUA em que pessoas são encontradas e entrevistadas. A cada 3 dias, uma nova entrevista é postada no site. Ao todo, serão mais de 200 mil km percorridos até o final do ano. O Diretor conta que esta é uma ótima oportunidade para se conhecer pessoas - algo humano e que você não pode evitar.

As entrevistas duram cerca de 3 minutos e variam o tom de acordo com os entrevistados. Mas frequentemente, algumas perguntas bem interessantes são respondidas, tais como "como você gostaria de ser lembrado?" "como você se descreve?" "você tem algum arrependimento?" e assim vai.

Eu tenho uma identificação especial com esse projeto, pois já há algum tempo venho querendo fazer algo parecido.

Abordagens a respeito do tempo e da vida são fascinantes e, nesse caso, unido com um conceito antropológico tão forte, o projeto ganha status de documentário e se abre para reflexões. O resultado, pra mim, é muito interessante: a variedade de pessoas e de lugares não alteram tanto as respostas dos entrevistados. Em geral,  apesar da individualidade dos personagens, todos temos angústias e desejos semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário