03/07/2010

O Futebol no Cinema

O Brasil voltou mais cedo da África, mas o clima ainda é de Copa do Mundo! Por isso resolvi dedicar um post aos filmes que tem como tema o futebol.

Em geral, os filmes com essa temática não empolgam e não se tornam referências ou blockbusters mundiais. Talvez porque as grandes produtoras são americanas e nos EUA não existe uma forte tradição nesse esporte. Mas e em relação ao cinema nacional? Talvez exista uma grande dificuldade em retratar as emoções dos torcedores (já que a paixão do brasileiro é grande) ou até mesmo em reproduzir as jogadas geniais de Pelé, por exemplo.

O fato é que existem sim algumas exceções! Vamos a elas?

Garrincha - Alegria do Povo (1962) foi um dos primeiros documentários feitos sobre o tema no Brasil. A obra retrata os feitos do craque Garrincha e o impacto gerado nos torcedores depois da vitória do Brasil nos mundiais de 1958 e 1962. O documentário é lembrado até hoje como um dos melhores feitos sobre um atleta nacional.

Todos os Corações do Mundo (1995) revive os jogos e principalmente os bastidores da copa de 1994. O documentário, produzido pelo brasileiro Murilo Salles, é uma produção oficial da FIFA e foi muito bem recebido pela crítica da época.

Linha de Passe (2006) conta a história de Dario, um jovem carente que vive na periferia e enfrenta as etapas necessárias para tentar se tornar jogador profissional. Salles afirma que escolheu o tema baseado em dois documentários dirigidos por seu irmão João Moreira Salles. O filme conquistou a Palma de Ouro em Cannes com a atuação de atriz Sandra Corveloni.

Para finalizar, segue o trailer (relíquia!) de O Corintiano (1966). O Filme, com Mazzaropi, é o reflexo da competitividade entre torcedores dos times brasileiros - no caso, representados por dois antigos rivais: Corínthians e Palmeiras. Sucesso de bilheteria, o longa inclui cenas reais de jogos e conta com participações dos jogadores Rivellino e Dino Sani.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário