27/07/2010

Técnica x Emoção

Hoje eu vou postar dois vídeos que me chamaram atenção nesses últimos dias. O primeiro conta a história da evolução da vida na Terra de uma forma bem peculiar. O diretor usou a técnica do "stop motion" (coincidentemente estou fazendo um vídeo de stop motion também!) para contar a história. Sem dúvida um dos melhores vídeos que já vi com essa técnica. O resultado impressiona, pois são quase 10 minutos editados de fotografias, sons e pinturas. Tudo com um ótimo fluxo de imagens e rítmo de narração. 

                     

O segundo vídeo não tem quase nada de técnica. É puramente emoção em cortes secos. Mas nem por isso é menos interessante. O curta é uma adaptação de uma peça teatral e tem grande capacidade de envolver, emocionar e causar identificação com o espectador. Dá uma olhada!


      

Depois de assistir a esse duelo de estilos, fica claro - para mim - que não importa se um vídeo ou filme é técnico ou emocional e sim o alcance do objetivo. O que difere entre o bom e o mau trabalho é a consciência das ferramentas que você está disposto a usar. Todo diretor que deseja construir uma obra coerênte, deve partir de uma simples pergunta: o que você quer dizer? Ao responder essa questão, outras perguntas virão e as escolhas serão feitas de forma mais lúcida - o que garante à obra, a condição ideal para transmitir a uma mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário