29/08/2010

Efeitos Sonoros

Uma trilha sonora competente realça e potencializa qualquer trama cinematográfica. Numa comparação hipotética, vamos imaginar que um bom filme finalizado é como uma bela mulher pronta para uma festa. A edição é seu corpo (quanto melhor esculpido, mais interessante!), os efeitos visuais são sua roupa - um belo vestido pode encantar e até mesmo enganar um distraído! - e a trilha sonora é seu perfume - um toque final para marcar sua presença e chamar a atenção para si mesma.

Puramente sensorial, a trilha sonora dá unidade ao filme e ajuda a transmitir a mensagem que o diretor quer passar. O som grifa momentos dramáticos, anuncia mudanças no roteiro, distrai ou prende a atenção conforme a cena pede. É, enfim, o acabamento necessário para uma obra cinematográfica e merece a mesma atenção dada às imagens de um filme.

No longa "A Origem", o trabalho para criar uma trilha sonora condizente não foi simples! O vídeo a seguir é  uma pequena amostra da complexidade do projeto e da competência dos profissionais envolvidos. Dá só uma ouvida!


                       

2 comentários:

  1. adorei a trilha de hans zimmer pra este filme, abraço e apareça!

    tem twitter?

    ResponderExcluir
  2. Filme sem uma boa trilha é quase uma produção pela metade. E a trilha de A Origem realmente é ótima. Fiquei me lembrando, depois de ler seu texto, da trilha fantástica que o Alexandre Desplat fez para o filme A Fonte da vida de Darren Arofonosky. Sublime!

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir