15/08/2010

Entre Irmãos (2009)

Um filme tocante, com atuações inspiradas.

A história de Sam (Tobey Maguire), um fuzileiro naval que deixa sua esposa Grace (Natalie Portman) e suas duas filhas para ir à guerra no Afeganistão. Durante uma das batalhas, o helicóptero em que ele voava é abatido e então Sam é dado como morto. A partir daí, Tommy (Jake Gyllenhaal), seu irmão que acabara de sair da cadeia, começa a tomar conta da família de Sam. Algum tempo depois, a surpresa: Sam é resgatado de um cativeiro e volta para os EUA. A tensão começa.

Em geral, o filme surpreende. Temas delicados ganham a direção adequada nas mãos do diretor Jim Sheridan. As cores dos cenários e a iluminação caminham em harmonia com o tom da dramatização. A trilha sonora é lindíssima, refinando ainda mais as cenas intensas da trama. Mas o que realmente encanta são as atuações dos protagonistas. Ispirados e completamente entregues à  obra, Natalie Portman, Tobey Maguire, Jake Gyllenhaal e Bailee Madison (que interpreta a geniosa filha mais velha) impressionam pela maturidade como encarnam os personagens.

Uma cena, em especial, se destacou no filme. Grace conta para Sam que beijou Tommy enquanto achava que ele estava morto. Com poucas palavras e com um olhar sincero, é possível absorver diversos sentimentos, sem diálogos e atuações exageradas ou decupagens engenhosas. A veracidade dos sentimentos de Grace ficou por conta de leves movimentos da personagem, enquadramento simples da cena e muita franqueza nas falas de Natalie Portman. Na cena, Grace está ligeiramente abaixo de Sam, refletindo a situação em que o casal se encontra naquele momento.

“Entre Irmãos” é um remake de “Brødre”, filme dinamarquês lançado em 2004.

7 comentários:

  1. O texto é mais uma confirmação de que preciso ver esse filme, ao qual já o tenho em DVD, mas ainda nao conferi.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise, suas palavras envolvem o leitor. Eu estava cismado com este filme, mas de fato ele é realmente bom.

    Provavelmente o melhor trabalho do Tobey Maguire depois de Alma de Herói e na média a melhor fita de Jake Gyllenhaal´atualmente e Natalie Portman dispensa comentários...sempre fui fãn dela!

    Preciso conferir o original dinamarquês. Não sei se você sabe, mas ouvi dizer que ele trazia as regras do dogma 95. Não sei!Tenho que assistir.
    Abs!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conferi este filme, mais tenho muita vontade, ia ver nos cinemas mais na época de seu lançamento não deu... vou ver agora em DVD !!!

    ResponderExcluir
  4. Eu esperava mais do Sheridan nesse aqui, mas gostei muito da interpretação do Tobey Maguire. Sempre rotulei ele apenas como o Peter Parker e ele me cativou como artista.

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandro,

    Conheci este blog, no do Hugo que visito sempre. Achei legal e estarei por aqui. Colei você no meu, http://dan-poucodetudo.blogspot.com/, venha me visitar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito, muito mesmo deste filme. Já até postei sobre ele: gosto da forma como coloca os personagens em desafios com eles próprios, da situação e das atuações. De fato, um ótimo trabalho!

    abs

    ResponderExcluir