09/08/2010

A Origem

"A Origem" é um exemplo de filme que não se rende aos efeitos, mas os empregam para viabilizar e potencializar a história. Assim como Matrix, o filme impressiona pela preciosidade técnica e, além de tirar o fôlego dos espectadores, ainda encanta pelo roteiro incrivelmente bem trabalhado.

Várias cenas foram feitas ainda de forma misteriosa. Hora os personagens desafiam a gravidade, hora a realidade. E tudo isso de forma bem convincente. Em meio a um emaranhado de histórias que se entrelaçam, o espectador se ve cada vez mais fundo no incrível (e sedutor) mundo dos sonhos. Mas não se assuste! Tamanha complexidade do roteiro não desvia o foco da obra e a todo momento o diretor prova que possue total domínio do filme!

No longa, os clichês não atrapalham. Alguns questionamentos são levantados e prontamente respondidos pelos personagens - o que ajuda previnir futuras críticas ao roteiro. Para contribuir, as atuações estão no ponto certo. Leonardo Di Caprio consegue, mais uma vez, convencer (mais do que isso, impressionar) e se firma como um dos grandes nomes do cinema atual.

Algumas referências foram muito bem empregadas e se tornaram agradáveis de se ver. "2001: Uma Odisséia no espaço" (o quarto hi-tech com o moribundo, a mudança de direção da gravidade), Matrix (construção de outra "realidade" com o arquiteto, alguns "Sr. Smith" procurando exterminar os invasores, etc.), e até James Bond e Batman nas cenas de perseguição.

A impressão que fica é de ter assistido um filme ímpar, influênciado por obras marcantes. Algo que, apesar de não ter a originalidade de uma obra prima, nem a inspiração de um clássico, será lembrado futuramente e servirá de referência para filmes de ficção cinetífica que se preocupam em contar boas histórias e apresentar novos efeitos visuais ao público.

6 comentários:

  1. Realmente, um trabalho que me surpreendeu e ainda estou em êxtase...

    É mais simbólico e psicológico que um mero filme de ação com roteiro bem bolado...

    Será que DiCaprio é indicado ao Oscar? Atuação intensa!

    Preciso rever o filme...todos os estágios de um sonho dentro do outro me deixou perplexo...

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo várias críticas interessantes sobre o filme, preciso conferir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Filme fantástico, surpreendente, superou minhas expectativas, tipo de filme que não me deixa quase nem respirar de tanta informação.
    As referências são claras e muito bem usadas, acho que logo logo, ele também será usado como referência.

    Vitor Silos
    www.volverumfilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Filmaço cara e a sequencia de ação com Joseph Gordon Levitt é minha parte favorita.

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Sandro...pra mim, A Origem é o melhor do ano até o momento..o segundo é A Ilha do Medo, também com o Leonardo Di Caprio, que merece ser pelo menos indicado ao Oscar (mais por A Ilha do que por A Origem)...mas o filme é realmente magnifíco....superou todas minhas expectativas....MEGA louco, mas sustentado por roteiro sólido, assim como vc disse...só os mais desatenciosos não conseguem acompanhar a história, que é complexa, mas interessantíssima....

    Nao gosto muito de ações, mas esse filme transcende os gêneros e se torna agradável a todos os gostos...

    OBS: A atriz que faz a Aryadne consegue ser muito boa e tirar de nossa cabeça a relação que fazíamos dela com a protagonista do filme Juno..

    Abrs

    ResponderExcluir
  6. Cara, acredita que ainda não estreiou na minha cidade ? Bem... estou apenas na espera!...

    ResponderExcluir