10/08/2010

Um filme e um único plano-sequência


O filme "Ainda Orangotangos" foi lançado em 2008, mas não ganhou grande visibilidade nacional. Rodado em um único plano-seqüência, o filme é um passeio por Porto Alegre em que a câmera  tem um papel fundamental de costurar histórias (pessoa-pessoa, realidade-sonho, etc.) e mergulhar por trás da aparente normalidade dos prédios residenciais. Alguns habitantes vivem situações-limite em uma cidade com diversas faces.

O roteiro, do próprio Spolidoro e de Gibran Dipp, é uma adaptação de seis contos do escritor gaúcho Paulo Scott. Quem está em Belo Horizonte hoje, pode assistir o filme às 19:00 no Cine Humberto Mauro. Logo em seguida, ainda no Palácio das Artes, haverá uma Aula Aberta com Luiz Gonzaga de Luca: "A hora e a Vez do Cinema Digital". Eu assisti esse filme há 2 anos atrás no Festival de Tiradentes e participei de um debate com o diretor. A proeza do plano sequência é muito empolgante e vale a pena ser assistida!

4 comentários:

  1. Olá Sandro!
    Há, tinha visto sobre esse "Ainda Orangotangos" na época em que estreou, mas parece que seu lançamento foi ultra restrito, só em SP e Porto Alegre mesmo.

    Parece ser um filme bem interessante. Não sabia que era todo em plano-sequencia, quando li seu título, pensei que tu poderia falar de "Festim Diabólico", do Hitchcock rs, mas enfim. Esperar alguma distribuidora iluminada lançar o filme em DVD...

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Caracas Sandro, primeira vez que ouço falar deste filme. Obrigado pela Info.!

    Rodar tudo em um único plano sequência?

    Que trampo!Rs!

    O pior PS que eu vi foi na abertura do filme A 'Fogueira Das Vaidades' de Brian De Palma e o melhor foi em 'A Marca Da Maldade' do Orson Welles. E, lendário o clássico de Hitchcock Rope, Festim Diabólico. Mas claro, em algumas cenas e não em toda a película destes filmes citados.

    Tem outro filme inteiramente em PS e que você deve ter ouvido falar tbm: 'A Arca Russa'. É um filme chato e que foi exaustivamente ensaiado.

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandro...assim como o Elton, quando li o titulo pensei que vc fosse escrever sobre o Festim Diabólico ou sobre O JOgador que eu tinha ouvido falar que possuía o meior plano sequencia da história (8 minutos)..o Festim é todo rodado em planos sequenciais que são cortados de vez em quando....

    Mas se o Ainda Orangotangos é todo rodado na sequencia, parece que é dele esse titulo né? Fiquei curioso pra assistir agora....valeu pela dica..Não etou em BH, mas vou procurar vê-lo...

    Abrs

    ResponderExcluir
  4. Fica a dica mesmo! rs!
    Deve ser muito interessante a obra mesmo, mas pelo jeito é bem dificil de se encontrar (principalmente para mim que mora no interior do MS, imagina!!), mas espero um dia apreciar da obra sim.

    Abraço!

    ResponderExcluir