28/08/2010

A Caixa

Um casal recebe uma misteriosa caixa de madeira deixada na porta de casa. Mais tarde, um estranho senhor os visita com uma proposta: se apertarem o botão que há dentro da caixa, ganharão um milhão de dólares imediatamente, mas alguém que eles não conhecem irá morrer.

Um filme com um estilo marcante e alguns deslizes. Ao que me parece, a trama foi dividida ao meio.

A primeira parte denota um suspense em torno de uma pergunta: o casal irá apertar o botão? E então é apresentado um pouco do contexto e das motivações dos personagens. Problemas financeiros, frustrações profissionais, sonhos e necessidade de segurança. Tudo de forma muito sutil e cuidadosamente bem apresentada.

A segunda parte é que é o problema. Baseado na frase "qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de mágica", o filme se aventura em mostrar mais do que precisa. Efeitos visuais exagerados e excesso de atuações coreografadas enfraquecem a trama. As justificativas são expostas em diálogos fracos e diretos. Falta a sutileza do início para conduzir a história.

Em geral, gostei do áurea do filme. A fotografia é cuidadosa (e bem peculiar) e consegue dar glamour e beleza aos anos 70. As atuações não são as melhores (Cameron não convence em alguns momentos) mas também não destroem o filme. E o roteiro é basicamente interessante - prendendo a atenção nos momentos críticos da trama.

4 comentários:

  1. Ainda não vi "A Caixa", mais mesmo sabendo que não é um grande filme, eu estou curioso em conferir, a premissa dele é bem interessante!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu adoro o diretor desse filme, mas não curti muito esse A Caixa. Destaco apenas a atuação do Frank Langella (que, de uns tempos pra cá, subiu no meu conceito como ator). Não adianta! Eu não dou sorte com filmes que têm a Cameron Diaz no elenco.

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, o filme é dividido em duas partes, a primeira é muito boa, o suspense funciona, já a segunda parte...Richard Kelly não aprendeu com Southland Tales, infelizmente.

    Vitor Silos
    www.volverumfilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sei por que não consegui gostar desse filme. Achei o roteiro um pouco confuso.
    Abraços.
    http://dicaselistas.blogspot.com

    ResponderExcluir